REFLEXOLOGIA PODAL
O corpo humano é formado por várias células que constituem os sistemas como: respiratório, digestório, muscular, nervoso e outros, sendo este último o principal regulador de nossas funções, exercendo controle sobre quase todas as atividades ou eventos que ocorrem no corpo.
Tal controle é feito através da transmissão de impulsos que percorrem os diversos circuitos neuronais e da liberação de mediadores químicos (neurotransmissores) através das numerosas terminações encontradas nas células nervosas.
Milhares destas terminações nervosas são encontradas nas plantas dos pés, que estão conectadas a todas as partes do corpo humano.
Através de massagem e pressões cada ponto da planta do pé atua por reflexo em cada órgão interno, e quando estimulados iniciam uma gama de atividades internas verificando o estado e o funcionamento do órgão que está sendo estimulado, melhorando normalmente a vascularização sanguínea e, consequentemente, chegando até o local células de defesa para sanar ou aliviar o quadro patológico quando presente.
Quando um órgão está doente, este produz uma excitação nervosa dita viscerogénea, esta irritação é transmitida à medula espinhal, em seguida percorre as fibras nervosas e chega a uma região cutânea (pele) que é o órgão mais externo do corpo humano, provocando dores na região.
A circulação local é modificada, o que pode gerar uma acumulação de toxinas ou a formação de pequenos cristais, podendo estender-se aos segmentos vizinhos.
Inicialmente a massagem ou pressão no local pode ser dolorosa, pois está refletindo a sintomatologia do órgão doente por via reflexa, mas com a atuação (estímulo) no local da planta do pé correspondente a região com problema, a pressão da reflexologia podal faz desaparecer a reação reflexa e, consequentemente, o quadro doloroso (sinais e sintomas) na maioria dos casos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário